Compensação de Carbono

 

O Bicho Biotrips Ecoturismo e Educação Ambiental, em parceria com a empresa de soluções sustentáveis O Bicho que Planta, vem apresentar aos seus clientes, o programa de compensação de carbono do O Bicho. Que visa neutralizar a emissão de gás carbônico produzida em nossas atividades educacionais.

Neste programa é calculada a quantidade de gás carbônico (CO2) emitida em nossas atividades: turismo pedagógico, ecoturismo, turismo corporativo e educacional.

Esse cálculo nos permitirá saber a quantidade de árvores que precisam ser plantadas para neutralizar a emissão de CO2. Sim, dá pra calcular isso. Apesar de não existir um critério oficial, há sites e empresas especializadas em fazer as contas e até plantar as árvores para você. Nesse sentido, desenvolvemos uma parceria com a empresa de soluções sustentáveis O Bicho que Planta que além de calcular a emissão dos gases, cultivam as árvores nativas em um viveiro florestal e ainda plantam as árvores para poder compensar a nossa emissão de CO2. É a tentativa de compensar a emissão de gás carbônico com o plantio de árvores, já que elas são os únicos seres vivos capazes de consumir no processo da fotossíntese o CO2 da atmosfera.

A onda da neutralização veio após as pesquisas sobre o aquecimento global, que está relacionado em razão da presença de CO2 na atmosfera. Esse gás forma uma espécie de barreira que não deixa o calor sair do planeta, o que chamamos de efeito estufa. Mas precisamos lembrar que sempre existiu gás carbônico na atmosfera. O problema é o excesso, que começou a aparecer a partir da revolução industrial e só tem piorado à medida que o mundo se moderniza.

Os males do efeito estufa

O efeito estufa, assim como o gás carbônico, não é realmente o vilão da história. O problema surge quando há um desequilíbrio. Nesse caso, quando o efeito estufa sofre um agravamento, elevando a temperatura em ecossistemas ao ponto de afetá-los negativamente.

A elevação descontrolada da temperatura em nosso planeta causa uma série de problemas, como o famoso e já anunciado derretimento de calotas polares e elevação dos níveis dos mares, possivelmente submergindo cidades litorâneas e outras regiões baixas, afetando todos os seres vivos que nelas vivem.

A importância da Neutralização de Carbono

O reflorestamento atua diretamente na redução do agravamento do efeito estufa, uma vez que as plantas, através do processo da fotossíntese, consomem esse CO2 para produzirem energia e, em troca, liberam oxigênio.

Além disso, o plantio de árvores também age em prol da recuperação das florestas e sua biodiversidade, reequilibra o ciclo das águas, recuperação de áreas de mananciais e bacias hidrográficas, diminuição da erosão do solo, regularização da temperatura de microrregiões e muito mais.

Colabore com um mundo mais verde e saudável, exija empresas que se preocupam com o meio ambiente.

O Bicho Biotrips Estudo do Meio e Educação Ambiental

 

Rua Dom Bento Pickel, 465 - Casa Verde

01415-000 - São Paulo / SP

(11) 2236-4626

(11) 97373-1913

 

E-mail: contato@obichobiotrips.eco.br

Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Trip Advisor Social Icon
  • YouTube ícone social

2019 - Todos os direitos reservados - O Bicho Biotrips Ecoturismo LTDA.