Instituto Butantan

  O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção nacional de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações – PNI, do Ministério da Saúde. As atividades de desenvolvimento tecnológico na produção de insumos para a saúde estão associadas basicamente à produção de vacinas, soros e biofármacos para uso humano. Sua principal missão institucional é, portanto, atender às demandas primordialmente voltadas para a saúde pública, contribuindo com o Estado no contínuo esforço de prover o bem-estar da população.

  O Instituto desenvolve estudos e pesquisa básica nas áreas de Biologia e de Biomedicina relacionadas, direta ou indiretamente, com a saúde pública. Realiza missões científicas no país e no exterior através das Organizações Mundial e Panamericana da Saúde, UNICEF e ONU. Colabora para a melhoria da saúde global com outros órgãos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Ministério da Saúde, no Brasil. Atua em parceria com diversas universidades e entidades, na consecução de seus objetivos institucionais.

   Desenvolve projetos de pesquisas básica e aplicada, tais como estudos sobre animais peçonhentos, agentes patogênicos, inovação e modernização dos processos de produção e controle de imunobiológicos e estudos clínicos, terapêuticos e epidemiológicos relacionados aos acidentes humanos causados por animais peçonhentos.

  Capacitam alunos através de estágios em nível de iniciação científica, aperfeiçoamento profissional e pós-graduação (mestrado e doutorado). É responsável pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Toxinologia e, mais recentemente, MBA Gestão da Inovação em Saúde, que apresenta todas as etapas e processos existentes entre pesquisa, inovação, patenteamento, produção e comercialização de produtos.

   Oferece também cursos de extensão, visando à formação de profissionais que possam ser multiplicadores de informações em saúde pública, cursos de aperfeiçoamento de curta duração, abordando temas como animais peçonhentos, insetos de importância médica, soros e vacinas, destinados à comunidade em geral, estudantes, professores, militares, bombeiros, agropecuaristas, entre outros.

Disciplinas abordadas: Biologia, Biotoxicologia, Ecologia, História, Imunologia, Microbiologia e Zoologia.

Nível: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.

Entre em contato com a nossa equipe para que possamos enviar o projeto detalhado (clique aqui).

Museu Histórico
Museu Histórico

Divulgação da história das ciências da saúde do Instituto Butantan. O espaço foi criado em 1981, na cocheira adaptada para abrigar o laboratório onde Vital Brazil, fundador do Instituto, havia desenvolvido e entregue às autoridades sanitárias as primeiras ampolas de soros antipestosos.

Museu Biológico
Museu Biológico

É o primeiro museu do Instituto Butantan, localizado na antiga cocheira de imunização, construída em 1920, é reconhecido internacionalmente por ser um dos únicos museus do mundo a apresentar uma exposição viva e permanente. A coleção original teve início nos primórdios do século XX, com Vital Brazil, que mais tarde utilizou-a para difundir a ciência à comunidade externa. Hoje, o acervo é composto por serpentes, iguanas, aranhas e escorpiões, nativos e exóticos.

Museu de Microbiologia
Museu de Microbiologia

Sua principal missão é estimular a curiosidade científica nos jovens e propiciar oportunidades de aproximação entre a cultura científica e o público em geral, por meio de sua exposição e das suas ações educativas.

Serpentário
Serpentário

Ligado ao Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEV) do Butantan, o espaço, construído em 1912 e inaugurado em 1914, permite a observação de serpentes brasileiras em um ambiente semelhante ao habitat natural. Em seu espaço são desenvolvidas pesquisas sobre biodiversidade e conservação desses animais.