top of page

DETALHES DO PACOTE

Neste pacote estão incluídos: Transporte com seguro (o meio de transporte irá depender da quantidade de participantes – Van, Micro-Ônibus ou Ônibus), Traslados, Alimentação (almoço), Atividades (Apresentação do Parque Estadual Carlos Botelho, Museu, Trilha da Canela, Trilha das Bromélias, Trilha da Represa e Rio Taquaral), Seguro viagem (Porto Seguro), Ingressos do Parque Estadual Carlos Botelho, Monitores Ambientais locais e Biólogo acompanhando todas as atividades.

No dia 20 de julho, visitaremos o Parque Estadual Carlos Botelho (PECB), uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral criada em setembro de 1982, com aproximadamente 38 mil hectares. O PECB abriga diversas espécies de plantas e animais ameaçados de extinção, como a Jacutinga, a Onça-pintada, a Anta e a Palmeira-juçara. Além disso, é o habitat da maior população de Muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), o maior primata não humano do continente americano e símbolo dessa belíssima Unidade de Conservação.

Localizado na região sudoeste do Estado de São Paulo, o PECB abrange os municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito e Sete Barras, ocupando as mais altas porções da Serra de Paranapiacaba, com altitudes de até 1.010 metros. É um dos mais importantes refúgios da vida silvestre, formando, juntamente com outras Unidades de Conservação, o maior corredor ecológico do Bioma da Mata Atlântica no Brasil.

Ao chegarmos, seremos recepcionados pelos monitores ambientais locais, que farão uma breve apresentação do Parque Estadual Carlos Botelho. Após a apresentação, visitaremos o museu, que exibe diversos animais silvestres taxidermizados, uma técnica que preserva a forma, pele e tamanho dos animais, mantendo sua aparência natural. A taxidermia é realizada apenas em vertebrados e os exemplares mais antigos datam de aproximadamente 2.500 A.C., no Egito.

Nossa primeira trilha será a Trilha da Canela, com vegetação secundária em estágio avançado de regeneração. Destacam-se as 11 espécies de Canelas ao longo do percurso, entre as 19 catalogadas no parque. É a trilha mais propícia para a observação do Muriqui-do-sul. Com 2 km de extensão e baixo nível de dificuldade, essa trilha é uma verdadeira imersão na natureza.

Em seguida, faremos a Trilha das Bromélias, localizada ao lado da sede da UC, totalmente adaptada para portadores de necessidades especiais. Durante a caminhada, veremos diversas espécies de bromélias e orquídeas, ideal para a interpretação ambiental das epífitas. A trilha adentra a floresta, oferecendo sombra e uma temperatura agradável, com 390 metros de extensão e baixo nível de dificuldade.

Após o almoço, faremos a Trilha da Represa, com vegetação secundária em estado avançado de regeneração, possibilitando a observação de diversos animais, exemplares centenários de árvores nativas do Bioma da Mata Atlântica e vistas panorâmicas da represa, ideias para fotos. A trilha tem 4 km de extensão e nível médio de dificuldade, uma excelente oportunidade para se conectar com a natureza, aprender sobre a biodiversidade local e desfrutar de paisagens deslumbrantes no Parque Estadual Carlos Botelho.

Para finalizarmos as nossas atividades, iremos conhecer o Rio Taquaral, com vegetação secundária, o local é propicio para um banho de rio. Para chegar até lá, é necessário percorrermos um trecho da estrada parque, a estrada foi construída para uma maior segurança da travessia da fauna local.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

É indispensável e obrigatório para o embarque:
Viagens Nacionais:
- Registro Geral (RG) Original;
- ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Original;
- ou Passaporte Original (para estrangeiros que não possuem RNE).

No caso de crianças menores que 16 anos, é obrigatório dentro do Brasil:
- Levar um dos documentos acima ou Certidão de Nascimento Original;
- Autorização preenchida pelos responsáveis e reconhecida em cartório (no caso dos pais os responsáveis não estarem presentes).

Importante: Por se tratar de uma Lei Federal e estar fora do nosso controle, o viajante que não portar nenhum destes documentos estará impossibilitado de continuar na viagem.

Informações
11 97373-1913 (WhatsApp)
caue@obichobiotrips.eco.br
contato@obichobiotrips.eco.br

www.obichobiotrips.eco.br
www.facebook.com/obichobiotrips
www.instagram.com/obichobiotrips

ROTEIRO DETALHADO

Início 20/07/2024 às 06h00
Término 20/07/2024 às 20h00

Parcelado em até 12x no cartão de crédito (com juros)

R$ 360,00

VALORES

Local de embarque e desembarque – Em frente ao Portão 2 do Memorial da América Latina (Rua Tagipuru, altura do nº 700)

Parque Estadual Carlos Botelho

São Miguel Arcanjo/SP

bottom of page