11 97373-1913

DETALHES DO PACOTE

Neste pacote estão incluídos: Transporte terrestre com seguro, Traslado Náutico (escuna), Ingressos, Taxa de acesso ao município de Ubatuba/SP, Alimentação (Café da manhã e Lanche de trilha), Atividades (Apresentação do Parque Estadual Ilha Anchieta no Centro de Visitantes, Histórico Cultural nas Ruínas do Antigo Presídio, Trilha da Praia do Sul, Praia do Sul, Trilha da Restinga, Antigo Cemitério e Praia das Palmas), Seguro viagem (Porto Seguro), Certificado digital de participação (10 horas aula), Monitores Ambientais credenciados pelo Parque Estadual Ilha Anchieta e Biólogo acompanhando todas as atividades.

No dia 21 de janeiro, iremos visitar uma das ilhas mais lindas do estado de São Paulo, que fica no município de Ubatuba/SP. Cercada de lindas praias e a rica biodiversidade do Bioma da Mata Atlântica.

O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) protege a segunda maior ilha do Litoral Norte do estado. Possui 828 hectares, 17 km de costões rochosos e praias de águas cristalinas que contrastam com o verde da vegetação. Criado em 1977, essa Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral tem como objetivos: a proteção e a conservação dos ecossistemas naturais; o desenvolvimento de pesquisas científicas; a realização de atividades de estudo do meio, educação ambiental, lazer e contemplação em contato com a natureza. Os principais ecossistemas existentes na UC são o marinho, a Praia Arenosa, Restinga, Mata de Encosta e o Costão Rochoso. Além do rico Patrimônio Histórico Cultural.

O acesso ao PEIA é feito por uma escuna, um traslado náutico de 30 a 50 minutos partindo da marina do Saco da Ribeira. Cercadas de costões rochosos, as sete praias são belíssimas; cinco delas na Baía das Palmas: Prainha de Fora, Prainha do Engenho, Praia do Presídio, Praia do Sapateiro e Praia das Palmas, a mais indicada para banho por suas águas transparentes, calmas e pouco profundas.

Ao chegarmos, teremos uma apresentação sobre o PEIA no Centro de Visitantes numa maquete feita de madeira, onde iremos conhecer um pouco mais sobre o Parque Estadual Ilha Anchieta e também sobre a importância das Unidades de Conservação.

Após a apresentação, teremos uma atividade sobre o Histórico Cultural, onde visitaremos as ruínas do antigo presídio, cujo projeto das edificações foi de autoria do Arquiteto Ramos de Azevedo, sendo inaugurado em 1908 como Colônia Correcional do Porto das Palmas. Transformou-se em presídio político entre 1930 e 1933. Funcionou como presídio de segurança máxima até 1955. Em 1952, no local ocorreu uma das maiores rebeliões carcerárias do Brasil. A parte frontal do presídio foi reformada e hoje abriga a administração da Unidade de Conservação, o Auditório e Centro de Visitantes. Visitaremos as antigas celas e algumas outras partes das ruinas do antigo presídio.

A nossa primeira caminhada será a Trilha da Praia do Sul, o trajeto tem 2,2 km de extensão e grau baixo de dificuldade, com belos mirantes, ecossistemas de Restinga e Mata de Encosta, esta trilha proporciona observação da biodiversidade local. A caminhada termina na Praia do Sul, de águas transparentes e calmas, propícia para a prática de mergulho autônomo, com fundo composto de rochas e areia. A fauna e flora são abundantes e variadas, com corais, esponjas, algas, tartarugas, bodiões, raias, garoupas, badejos e outros peixes coloridos. Na Praia do Sul, faremos a interpretação do Costão Rochoso, além de curtir essa linda praia.

Depois iremos para Trilha da Restinga, o percurso, com 1,2 km de extensão e grau de médio de dificuldade, o caminho é suspenso para diminuir o impacto da visitação, realizado próximo à Praia das Palmas, possibilitando conhecer o ecossistema da Restinga do ponto de vista geológico e ecológico, além de explorar aspectos relacionados à adaptação e sucessão vegetal, além dos processos regenerativos de áreas degradadas.

No final da Trilha da Restinga, iremos conhecer o antigo cemitério onde descansam os restos mortais dos povos originários que habitavam o local, também alguns imigrantes Búlgaros e Gagaúzos da região da Bessarábia (parte atual dos territórios da Moldávia e Ucrânia). O cemitério tem cruzes recém colocadas com os nomes de alguns falecidos em português e também o sobrenome deles no alfabeto cirílico, adotado pelos idiomas eslavos.

Para finalizar as nossas atividades, faremos uma parada na Praia das Palmas, uma praia de areia branca e águas calmas. Retornaremos por uma alameda que liga a Praia das Palmas à Praia do Sapateiro, com mirante, traços históricos e visualização da fauna terrestre e marinha.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

É indispensável e obrigatório para o embarque:
Viagens Nacionais:
- Registro Geral (RG) Original;
- ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Original;
- ou Passaporte Original (para estrangeiros que não possuem RNE);
- Comprovante de vacinação da COVID-19.

No caso de crianças menores que 16 anos, é obrigatório dentro do Brasil:
- Levar um dos documentos acima ou Certidão de Nascimento Original;
- Autorização preenchida pelos responsáveis e reconhecida em cartório (no caso dos pais os responsáveis não estarem presentes).

Importante: Por se tratar de uma Lei Federal e estar fora do nosso controle, o viajante que não portar nenhum destes documentos estará impossibilitado de continuar na viagem.

Informações
11 97373-1913 (WhatsApp)
caue@obichobiotrips.eco.br
contato@obichobiotrips.eco.br

www.obichobiotrips.eco.br
www.facebook.com/obichobiotrips
www.instagram.com/obichobiotrips

ROTEIRO DETALHADO

Início 21/01/2023 às 00h30
Término 21/01/2023 às 23h00

Parcelado em até 12x no cartão de crédito (com juros)

R$ 390,00

VALORES

Local de embarque e desembarque – Portão 2 do Memorial da América Latina (Rua Tagipuru)

Parque Estadual Ilha Anchieta

Ubatuba/SP