11 97373-1913

DETALHES DO PACOTE

Neste pacote estão incluídos: Transporte com seguro, Atividades com seguro (Parque Estadual Porto Ferreira, apresentação do parque, Trilha das Árvores Gigantes, Parque Estadual Vassununga, apresentação do parque, Trilha dos Jequitibás e Morro Itatiaia), Alimentação (almoço), Ingressos (Parque Estadual Porto Ferreira e Parque Estadual Vassununga), Traslados, Certificado de Participação (15 horas aula), Monitores ambientais e Biólogo acompanhando todas as atividades.

No dia 27 de agosto, iremos visitar duas Unidades de Conservação, o Parque Estadual Porto Ferreira e o Parque Estadual Vassununga. Conheceremos também o Morro Itatiaia.

A área protegida do município de Porto Ferreira foi criada em 1962 como Reserva Estadual e transformada em Parque Estadual, em 1987, por representar um dos últimos remanescentes de vegetação natural da região. O Parque Estadual Porto Ferreira tem 611,55 hectares com vegetação nativa de dois Biomas, o Cerrado e a Mata Atlântica. A Unidade de Conservação merece destaque e atenção por sua biodiversidade. Nos 180 hectares de vegetação de Cerrado, foram identificadas aproximadamente 200 espécies de árvores, como o Pau-terra, Barbatimão, Cinzeiro, Capitão-do-campo, Pimenta-de-macaco, entre outras. Destacam-se também árvores de grande porte, como o Jequitibá-rosa, Figueiras, Cedro, Peroba-rosa, Guatambu, Pau-d’alho, típicas da Mata Atlântica. Às margens do Rio Mogi-Guaçu, numa extensão de aproximadamente 5 km, ocorre à mata ciliar onde podemos encontrar o Ingá-vera, Sangra-d’água, Capixingui, Jatobá, Jequitibá-branco, Paineira, entre várias outras espécies. Os diferentes tipos de vegetação servem de refúgio para espécies como a Onça-parda, Lobo-guará, Tamanduá-mirim, Tamanduá-bandeira, Paca, Sauá, Jaó, Papagaio-verdadeiro, Gato-mourisco e outros animais.

No Parque Estadual Porto Ferreira, conheceremos o centro de exposições que conta com alguns animais silvestres taxidermizados, que é uma técnica de preservação da forma, da pele e do tamanho dos animais para manter a aparência que os mesmos tinham em vida. É uma técnica aplicada somente em animais vertebrados e seus registros mais antigos foram encontrados no Egito, por volta de 2.500 A/C. Depois faremos a Trilha das Árvores Gigantes, que tem inicio no extremo leste da unidade. Seu percurso é linear e passa por dois dos biomas no qual a Unidade de Conservação está inserida. O Cerrado (Cerradão) com porte arbóreo médio e aberto, no limite com a Fazenda São Judas Tadeu e a Mata Atlântica (Floresta Estacional Semidecidual) com porte arbóreo alto onde existe uma grande densidade de Jequitibás. Um exemplar de Jequitibá-rosa com 2,54 metros de diâmetro e aproximadamente 40 metros de altura é o seu principal atrativo. O contato com a mata ciliar ocorre no Ribeirão dos Patos e o retorno é feito pelo mesmo caminho até as proximidades da saída da floresta, quando o percurso segue pela área de transição entre os biomas, onde é possível observar as mudanças das fitofisionomias do Cerradão (Cerrado) e Floresta Estacional Semidecidual (Mata Atlântica). A trilha tem 5,0 km de extensão e nível médio de dificuldade. Após terminarmos as atividades no Parque Estadual Porto Ferreira, iremos almoçar na beira do Rio Mogi Guaçu.

Saindo do município de Porto Ferreira, iremos para a Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro, onde iniciaremos as atividades no Parque Estadual Vassununga.

As glebas do Parque Estadual Vassununga pertenciam à Usina Açucareira Vassununga. A necessidade de se preservar as maiores e mais belas florestas de Jequitibás-rosa e os animais silvestres ainda existentes na região, levaram o governo estadual a criar o Parque, em 1970, numa área de 2.071,42 hectares. O Parque é área de grande destaque ecológico, por representar um dos últimos remanescentes de vegetação natural na região. Abriga a maior concentração de exemplares de Jequitibás-rosa. Suas áreas de floresta encontram-se em regiões de colinas, escarpas e planícies fluviais, que à distância têm-se uma bela paisagem, com a floresta despontando, destacando-se as copas dos enormes Jequitibás-rosa. Abriga grande diversidade de espécies da fauna. Podem ser encontrados mamíferos como Lobo-guará, Onça-parda, Gato-do-mato, Cotia, Paca, Irara, Mão-pelada, Cachorro-vinagre, Capivara e Macaco-prego.

No Parque Estadual Vassununga, faremos a Trilha dos Jequitibás. Durante o percurso, contaremos com placas e painéis interativos com informações sobre a diversidade de espécies vegetais da Floresta Estacional Semidecidual. Teremos o privilégio de contemplar Jequitibás-rosa centenários, dentre eles o Patriarca, que é a maior árvore do Estado de São Paulo, com 42 metros de altura, 4 metros de diâmetro (mais de 12 metros de circunferência) e com idade aproximada entre 600 e 700 anos.

A nossa última parada será no Morro Itatiaia, localizado a 970 metros de altura, o que permite uma bela vista panorâmica do Vale do Rio Mogi, é muito utilizado para a contemplação da paisagem onde é possível avistar as cidades de Tambaú, Porto Ferreira, Pirassununga, além da Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro. No Morro também está localizada a imagem do Cristo Redentor (com 22 metros de altura) ponto de chegada de várias romarias e peregrinações do município, incluindo o Caminho da Fé. O ponto alto do Morro Itatiaia é o por do sol, local ideal para finalizar as nossas atividades.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

É indispensável e obrigatório para o embarque:
Viagens Nacionais:
- Registro Geral (RG) Original;
- Carta de Motorista (CNH) Original;
- Passaporte Original (em caso de estrangeiro sem RNE);
- Comprovante de vacinação.

No caso de crianças menores que 16 anos, é obrigatório dentro do Brasil:
- Levar um dos documentos acima ou Certidão de Nascimento Original;
- Autorização preenchida pelos responsáveis e reconhecida em cartório.

Importante: Por se tratar de uma Lei Federal e estar fora do nosso controle, o viajante que não portar nenhum destes documentos estará impossibilitado de continuar na viagem.

Informações
11 97373-1913 (WhatsApp)
caue@obichobiotrips.eco.br
contato@obichobiotrips.eco.br

ROTEIRO DETALHADO

Início 27/08/2022 às 06h00
Término 27/08/2022 às 22h00

Parcelado em até 12x no cartão de crédito (com juros)

R$ 350,00

VALORES

Local de embarque e desembarque – Terminal Turístico da Barra Funda (plataforma 6)

Parque Estadual Porto Ferreira, Parque Estadual Vassununga e Morro Itatiaia

Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro/SP