11 97373-1913

DETALHES DO PACOTE

Neste pacote estão incluídos: Transporte com seguro, Alimentação (Café da manhã e Almoço), Atividades (Quilombo Ivaporunduva, Roda de Conversa, Farmácia Viva, Bananal Orgânico, Parque Estadual Caverna do Diabo e Caverna do Diabo), Seguro viagem (Porto Seguro), Ingressos, Traslados, Certificado digital de participação (15 horas aula), Monitores Ambientais e Biólogo acompanhando todas as atividades.

No dia 22 de outubro, iremos visitar o Quilombo Ivaporunduva e Parque Estadual Caverna do Diabo.

O Quilombo Ivaporunduva está localizado no Município de Eldorado/SP, às margens do Rio Ribeira de Iguape. Na chegada seremos recepcionados e teremos a Roda de Conversa com uma das lideranças do quilombo, onde conheceremos a história da formação do quilombo, a luta, conquistas e resistência. Alguns registros citam a origem de Ivaporunduva no final do século XVII. Um deles fala de uma antiga proprietária de terras e escravos, dona Maria Joana, que teria adoecido e morrido enquanto se tratava no exterior. Sendo viúva e não tendo herdeiros, as terras ficaram para os escravos que ali viviam. Esse fato teria estimulado também a vinda de escravos fugidos, que resistiram à captura dos capitães do mato.

Logo depois da Roda de Conversa, teremos a oportunidade de conhecer a farmácia viva, onde as plantas medicinais encontradas na floresta são usadas para a prevenção e cura de diversas doenças desde a época dos escravos até os dias atuais.

Dando continuidade nas atividades no Quilombo Ivaporunduva, iremos visitar o Bananal orgânico. O cultivo da banana é uma cultura tradicional da comunidade. Até o final de 2001 a venda da produção era feita a atravessadores, mas através do Projeto de Gestão Ambiental Participativa e Desenvolvimento Econômico no Quilombo de Ivaporunduva, em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e financiamento do PDA, do Ministério do Meio Ambiente, foi implantada a infraestrutura necessária para a comercialização direta pela Associação e certificação orgânica da produção. Um grupo de aproximadamente 40 pessoas, coordenados por dois membros da comunidade, organizam e executam a produção, sua comercialização e gestão da atividade. Essa produção tem conquistado mercado em diversos municípios do Estado de São Paulo.

Finalizaremos as atividades no Quilombo Ivaporunduva com um almoço caseiro à base dos produtos orgânicos produzidos pela própria comunidade.

Logo depois da visita ao Quilombo, vamos ao Parque Estadual Caverna do Diabo. Essa Unidade de Conservação foi criada em 2008 e integra o Mosaico de Unidades de Conservação (UC’s) do Jacupiranga, juntamente a outras 13 UC’s. Possui mais de 40.000 hectares e abrange os municípios de Barra do Turvo, Cajati, Eldorado e Iporanga. O principal atrativo é a Caverna do Diabo, com mais de 6.000 metros de extensão, mas apenas 600 metros são abertos à visitação.

A Caverna do Diabo ou Gruta da Tapagem já era conhecida e utilizada por indígenas e quilombolas há séculos. Atualmente, a caverna possui um sistema de iluminação único no país. De forma equilibrada, o sistema de iluminação permite uma atividade com maior segurança e monitoramento dos impactos ambientais.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

É indispensável e obrigatório para o embarque:
Viagens Nacionais:
- Registro Geral (RG) Original;
- ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Original;
- ou Passaporte Original (para estrangeiros que não possuem RNE);
- Comprovante de vacinação da COVID-19.

No caso de crianças menores que 16 anos, é obrigatório dentro do Brasil:
- Levar um dos documentos acima ou Certidão de Nascimento Original;
- Autorização preenchida pelos responsáveis e reconhecida em cartório (no caso dos pais os responsáveis não estarem presentes).

Importante: Por se tratar de uma Lei Federal e estar fora do nosso controle, o viajante que não portar nenhum destes documentos estará impossibilitado de continuar na viagem.

Informações
11 97373-1913 (WhatsApp)
caue@obichobiotrips.eco.br
contato@obichobiotrips.eco.br

www.obichobiotrips.eco.br
www.facebook.com/obichobiotrips
www.instagram.com/obichobiotrips

ROTEIRO DETALHADO

Início 22/10/2022 às 00h10
Término 22/10/2022 às 23h00

Parcelado em até 12x no cartão de crédito (com juros)

R$ 320,00

VALORES

Local de embarque e desembarque – Terminal Turístico da Barra Funda (plataforma 6)

Quilombo Ivaporunduva e Parque Estadual Caverna do Diabo

Eldorado/SP