11 97373-1913

DETALHES DO PACOTE

Neste pacote estão incluídos: Transporte com seguro, Alimentação (Almoço e Café da tarde), Atividades (Terra Indígena Rio Silveiras, Parque Estadual Restinga de Bertioga, Praia de Itaguaré, Praia de Guaratuba e Caminho Caiçara), Seguro viagem (Porto Seguro), Ingressos, Taxas ambientais (entrada, circulação e permanência nos municípios de Bertioga e São Sebastião), Traslados, Certificado digital de participação (10 horas aula), Monitores Ambientais e Biólogo acompanhando todas as atividades.

No dia 15 de outubro iremos visitar a Terra Indígena (TI) Rio Silveiras e o Parque Estadual Restinga de Bertioga. Conheceremos duas praias no município de Bertioga/SP, Praia de Itaguaré e Praia de Guaratuba.

Na divisa de Bertioga com o município de São Sebastião, encontra-se um registro vivo da história do Brasil. Lá, iremos visitar a TI Rio Silveiras, que hoje abriga aproximadamente 120 famílias, um local sagrado, repleto de natureza, história e cultura dos povos originários que aqui já habitavam antes da invasão europeia em 1.500.

Disposta entre as cabeceiras dos Rios Silveiras e Ribeirão Vermelho, a TI está localizada próximo a Praia de Boracéia. As moradias são construídas tradicionalmente de pau-a-pique ou madeira. A TI conta com uma escola com ensino diferenciado para as crianças indígenas, preservando sua cultura e língua materna. Na TI Rio Silveiras teremos Roda de Conversa com uma das lideranças na Opy (Casa de Reza), grupo de canto Guarani, exposição de artesanato, atividades de arco e flecha. Uma vivência em meio aos povos originários, os verdadeiros donos da terra.

Após o almoço, iremos ao Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB), na Praia de Itaguaré. A praia fica a cerca de 20 minutos do centro de Bertioga, seguindo no sentido litoral norte. Ao chegar ao local, é possível encontrar uma faixa de areia com cerca 3,5 km de extensão, praia limpa e deserta. A região da foz do Rio Itaguaré apresenta uma miscelânea de processos sedimentares e formas de leito atuais gerados pela ação das marés, ondas e do próprio rio. Ocorrem também depósitos sedimentares quaternários expostos ao longo da falésia de dezenas de metros de extensão por até 4 metros de altura.

Partindo da Praia de Itaguaré, vamos conhecer a Praia de Guaratuba, que possui cerca de 8 km de extensão. De um lado é possível ver o mar e, de outro, o Rio Guaratuba. Eles se encontram no canto da praia. Faremos o Caminho Caiçara onde conhecermos os ecossistemas encontrados no local, a praia arenosa, a restinga e o manguezal, onde teremos a oportunidade de observar algumas espécies de organismos que vivem nestes importantes ecossistemas costeiros da Mata Atlântica.

Para finalizar as atividades, será servido um Café da tarde no Recanto Caiçara da família Brás, local ocupado por eles desde a década de 1940.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

É indispensável e obrigatório para o embarque:
Viagens Nacionais:
- Registro Geral (RG) Original;
- ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Original;
- ou Passaporte Original (para estrangeiros que não possuem RNE);
- Comprovante de vacinação da COVID-19.

No caso de crianças menores que 16 anos, é obrigatório dentro do Brasil:
- Levar um dos documentos acima ou Certidão de Nascimento Original;
- Autorização preenchida pelos responsáveis e reconhecida em cartório (no caso dos pais os responsáveis não estarem presentes).

Importante: Por se tratar de uma Lei Federal e estar fora do nosso controle, o viajante que não portar nenhum destes documentos estará impossibilitado de continuar na viagem.

Informações
11 97373-1913 (WhatsApp)
caue@obichobiotrips.eco.br
contato@obichobiotrips.eco.br

www.obichobiotrips.eco.br
www.facebook.com/obichobiotrips
www.instagram.com/obichobiotrips

ROTEIRO DETALHADO

Início 15/10/2022 às 06h00
Término 15/10/2022 às 21h00

Parcelado em até 12x no cartão de crédito (com juros)

R$ 310,00

VALORES

Local de embarque e desembarque – Terminal Turístico da Barra Funda (plataforma 6)

Terra Indígena Rio Silveiras e Parque Estadual Restinga de Bertioga (Praias de Itaguaré e Guaratuba)

Bertioga e São Sebastião/SP