top of page

DETALHES DO PACOTE

Neste pacote estão incluídos: Transporte com seguro (o meio de transporte irá depender da quantidade de participantes – Van, Micro-Ônibus ou Ônibus), Alimentação (almoço e café da tarde), Atividades (Terra Indígena Rio Silveiras, Roda de Conversa na Opy, Apresentação do Coral Guarani, Exposição de Artesanato, Parque Estadual Restinga de Bertioga, Trilha de Itaguaré, Praia de Itaguaré, Praia de Guaratuba e Comunidade Tradicional Caiçara), Seguro viagem (Porto Seguro), Traslados, Taxas ambientais (entrada, circulação e permanência nos municípios de Bertioga e São Sebastião), Certificado Digital de participação (10 horas aula), Monitores Ambientais e Biólogos acompanhando todas as atividades.

No dia 24 de fevereiro, iremos visitar a Terra Indígena (TI) Rio Silveiras e o Parque Estadual Restinga de Bertioga. Conheceremos duas praias no município de Bertioga/SP, Praia de Itaguaré e Praia de Guaratuba.

Na divisa de Bertioga com o município de São Sebastião, encontra-se um registro vivo da história do Brasil. Lá, iremos visitar a TI Rio Silveiras, que hoje abriga aproximadamente 120 famílias, um local sagrado, repleto de natureza, história e cultura dos povos originários que aqui já habitavam antes da invasão europeia em 1.500.

Disposta entre as cabeceiras dos rios Silveiras e Ribeirão Vermelho, a TI está localizada próximo a Praia de Boracéia. As moradias são construídas tradicionalmente de pau-a-pique ou madeira. A TI conta com uma escola com ensino diferenciado para as crianças indígenas, preservando sua cultura e língua materna. Na TI Rio Silveiras teremos Roda de Conversa com uma das lideranças na Opy (Casa de Reza), apresentação do coral Guarani e exposição de artesanato. Uma vivência em meio aos povos originários.

Após o almoço, iremos ao Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB), faremos a Trilha de Itaguaré (Relíquias do Passado). A trilha é praticamente plana e ao longo do percurso de aproximadamente 2 km, conheceremos o ecossistema da restinga e áreas com algumas espécies de plantas do ecossistema do manguezal, sítios geológicos datados de milhares de anos atrás, tornando-se um verdadeiro registro da história geológica.

A Praia de Itaguaré além de toda sua beleza é o local escolhido pelas aves limícolas e migratórias para repouso e alimentação, tornando-a ideal para a prática de observação de aves e de outras espécies que habitam esse local preservado. A praia tem aproximadamente 3,5 km de extensão e na foz do Rio Itaguaré, teremos a oportunidade de observar os depósitos sedimentares quaternários expostos ao longo da falésia com dezenas de metros de extensão.

Partindo da Praia de Itaguaré, vamos conhecer a Praia de Guaratuba, que é conhecida pela sua extensão de areia clara e fina, águas calmas e transparentes, criando um ambiente propício para atividades recreativas e relaxamento. Além disso, de um lado é possível ver o mar e, de outro, o Rio Guaratuba, onde ambos se encontram no canto da praia, cercada por uma paisagem natural preservada.

Para finalizar as atividades, será servido um café da tarde no Recanto Caiçara da família Brás, local ocupado por eles desde a década de 1940.

Todas as atividades desenvolvidas na Terra Indígena Rio Silveiras e Comunidade Caiçara do Guaratuba fazem parte do Turismo de Base Comunitária (TBC), que tem como objetivo o fortalecimento da comunidade na luta pelo seu território e protagonismo no desenvolvimento do turismo comunitário ordenado e sustentável, como forma de renda alternativa para os moradores, valorizando as riquezas naturais, culturais e históricas. Estamos totalmente envolvidos com a valorização do trabalho e manutenção da cultura, tradições e os costumes das Comunidades Tradicionais que visitamos. Por isso, em todas as atividades que desenvolvemos, trabalhamos em conjunto com as pessoas que ali vivem. A inclusão da comunidade local é uma das premissas das práticas do TBC.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

É indispensável e obrigatório para o embarque:
Viagens Nacionais:
- Registro Geral (RG) Original;
- ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Original;
- ou Passaporte Original (para estrangeiros que não possuem RNE);
- Comprovante de vacinação da COVID-19.

No caso de crianças menores que 16 anos, é obrigatório dentro do Brasil:
- Levar um dos documentos acima ou Certidão de Nascimento Original;
- Autorização preenchida pelos responsáveis e reconhecida em cartório (no caso dos pais os responsáveis não estarem presentes).

Importante: Por se tratar de uma Lei Federal e estar fora do nosso controle, o viajante que não portar nenhum destes documentos estará impossibilitado de continuar na viagem.

Informações
11 97373-1913 (WhatsApp)
caue@obichobiotrips.eco.br
contato@obichobiotrips.eco.br

www.obichobiotrips.eco.br
www.facebook.com/obichobiotrips
www.instagram.com/obichobiotrips

ROTEIRO DETALHADO

Início 24/02/2024 às 06h00
Término 24/02/2024 às 21h00

Parcelado em até 12x no cartão de crédito (com juros)

R$ 380,00

VALORES

Local de embarque e desembarque – Portão 2 do Memorial da América Latina (Rua Tagipuru)

Terra Indígena Rio Silveiras e Parque Estadual Restinga de Bertioga (Itaguaré e Guaratuba)

Bertioga e São Sebastião/SP

bottom of page