Parque Estadual da Cantareira (núcleo Pedra Grande)

  O Parque Estadual da Cantareira possui uma área de 7.916,52 hectares, abrangendo os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. Em razão da extensão dessa Unidade de Conservação, ela é dividida em 4 núcleos administrativos (Águas Claras, Cabuçu, Engordador e Pedra Grande).

  Sua maior porção está localizada na Zona Norte do município de São Paulo, constituindo um importante remanescente do bioma da Mata Atlântica na metrópole e de extrema relevância ecológica para o Estado de São Paulo. Foi declarada parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1994.

  É considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, possuindo em seu entorno uma enorme densidade demográfica. É uma região de inúmeras nascentes e diversos cursos d’água, por isto exerceu papel fundamental na história do abastecimento de água na cidade de São Paulo, constituindo o chamado “Sistema Cantareira Velho”.

   Cantareira foi o nome dado a Serra pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos Séculos XVI e XVII, devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região. Era costume, na época, armazenar água em jarros de barro, chamados cântaros, e o apoio onde eram guardados os cântaros, chamava-se Cantareira.

   O núcleo Pedra Grande foi o primeiro aberto ao público em 1989, oferecendo aos visitantes a oportunidade de vivenciar, observar e ter noção de como era a cidade de São Paulo antes da invasão dos colonizadores, mesmo estando aproximadamente 10 km do marco zero de uma das maiores cidades do mundo.

Disciplinas abordadas: Antropologia, Biologia, Ecologia, Geografia, Geologia, História e Sociologia.

Nível: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.

Entre em contato com a nossa equipe para que possamos enviar o projeto detalhado (clique aqui).

Trilha da Pedra Grande
Trilha da Pedra Grande

É uma das trilhas mais frequentadas do núcleo, onde teremos a oportunidade de poder observar uma bela vista panorâmica da cidade de São Paulo (de norte ao Sul na cidade). Em dias claros podemos ver trechos da Serra do Mar além da cidade. A trilha leva ao Museu da Pedra Grande e ao Lago das Carpas.

press to zoom
Trilha das Figueiras
Trilha das Figueiras

Nessa trilha encontraremos enormes exemplares das belíssimas Figueiras, por esse motivo deram nome à trilha. Também teremos o privilégio de observar os matacões de rochas graníticas, onde iremos explicar a formação geológica do local.

press to zoom
Trilha da Bica
Trilha da Bica

A Trilha circunda uma micro bacia hidrográfica onde teremos a oportunidade de nos refrescar com uma água pura, mesmo estando dentro da cidade de São Paulo, esse ponto é ideal para a observação da fauna existente no local em razão desse recurso que é essencial para a existência de todos os organismos do nosso planeta.

press to zoom
Trilha do Bugio
Trilha do Bugio

Em razão da curta extensão, essa trilha é ideal para atividades com crianças, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. Enquanto caminhamos, aproveitamos para observar os Macacos Bugios na copa das árvores.

press to zoom