Parque Estadual da Cantareira (núcleo Pedra Grande)

  O Parque Estadual da Cantareira possui uma área de 7.916,52 hectares, abrangendo os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. Em razão da extensão dessa Unidade de Conservação, ela é dividida em 4 núcleos administrativos (Águas Claras, Cabuçu, Engordador e Pedra Grande).

  Sua maior porção está localizada na Zona Norte do município de São Paulo, constituindo um importante remanescente do bioma da Mata Atlântica na metrópole e de extrema relevância ecológica para o Estado de São Paulo. Foi declarada parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1994.

  É considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, possuindo em seu entorno uma enorme densidade demográfica. É uma região de inúmeras nascentes e diversos cursos d’água, por isto exerceu papel fundamental na história do abastecimento de água na cidade de São Paulo, constituindo o chamado “Sistema Cantareira Velho”.

   Cantareira foi o nome dado a Serra pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos Séculos XVI e XVII, devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região. Era costume, na época, armazenar água em jarros de barro, chamados cântaros, e o apoio onde eram guardados os cântaros, chamava-se Cantareira.

   O núcleo Pedra Grande foi o primeiro aberto ao público em 1989, oferecendo aos visitantes a oportunidade de vivenciar, observar e ter noção de como era a cidade de São Paulo antes da invasão dos colonizadores, mesmo estando aproximadamente 10 km do marco zero de uma das maiores cidades do mundo.

Disciplinas abordadas: Antropologia, Biologia, Ecologia, Geografia, Geologia, História e Sociologia.

Nível: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.

Entre em contato com a nossa equipe para que possamos enviar o projeto detalhado (clique aqui).

O Bicho Biotrips Estudo do Meio e Educação Ambiental

 

Rua Dom Bento Pickel, 465 - Casa Verde

01415-000 - São Paulo / SP

(11) 2236-4626

(11) 97373-1913

 

E-mail: contato@obichobiotrips.eco.br

Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Trip Advisor Social Icon
  • YouTube ícone social

2019 - Todos os direitos reservados - O Bicho Biotrips Ecoturismo LTDA.

Trilha do Bugio

Em razão da curta extensão, essa trilha é ideal para atividades com crianças, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. Enquanto caminhamos, aproveitamos para observar os Macacos Bugios na copa das árvores.