Parque Estadual da Ilha Anchieta

O Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA) possui 828 hectares, sendo 17 km de costões rochosos e sete praias de águas cristalinas que contrastam com o verde da vegetação do Bioma da Mata Atlântica, conferindo uma paisagem única. Essa Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral está localizada no município de Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

O PEIA tem como principais objetivos a proteção e conservação dos sistemas biológicos, o desenvolvimento de pesquisas científicas e a realização de atividades de educação ambiental. Neste sentido, a nossa missão é desenvolver atividades relacionadas à interpretação da natureza através da experimentação e vivência, oferecendo o contato direto com o meio ambiente natural, através de caminhadas explicativas, práticas básicas de mergulho livre, contemplação e interpretação do meio ambiente natural. Além das belezas cênicas, temos a possibilidade de apreciar um dos principais patrimônios histórico, étnico e cultural de toda a região.

Nessa UC, temos a possibilidade de conhecer alguns ecossistemas costeiros do Bioma da Mata Atlântica, como a praia arenosa, restinga, mata de encosta e os costões rochosos, que predominam o entorno. Também podemos encontrar diversas espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios vivendo na ilha.

A Ilha Anchieta, assim denominada a partir de 1934, era conhecida inicialmente como Ilha dos Porcos. Essa Ilha foi palco de importantes acontecimentos da história brasileira na época da invasão dos colonizadores europeus. No século XVI a Ilha foi habitada por índios da etnia Tupinambá, chefiada pelo grande cacique Cunhambebe, remontando mais de cinco séculos de ocupação.

Sua parte histórica contemporânea possui mais de 2000 m² de edificações conservadas, juntamente com as ruínas do antigo Presídio, Quartel e Vila Civil, pertencentes à Colônia Correcional do Porto das Palmas. O presídio foi inaugurado em 1908 para presos comuns e chegou a receber presos políticos no período da ditadura do Presidente Getúlio Vargas em meados da década de 30. Em 21 de junho de 1952, aproximadamente 300 presos amotinados tomaram as instalações da Ilha Anchieta. A revolta causou a morte de centenas de pessoas e foi determinante para o fechamento do presídio em 1955. Além dos presos, civis e militares foram vítimas do motim. Mulheres e crianças chegaram a ser colocadas em uma das celas do presídio para evitar um massacre ainda maior. Em 1977 o Governo Estadual transformou a Ilha em UC de Proteção Integral, recebendo o nome de Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA).

 

Disciplinas abordadas: Antropologia, Arquitetura, Biologia, Biologia Marinha, Ecologia, Geografia, Geologia, História e Sociologia.

Nível: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.

Entre em contato com a nossa equipe para que possamos enviar o projeto detalhado (clique aqui).

O Bicho Biotrips Estudo do Meio e Educação Ambiental

 

Rua Dom Bento Pickel, 465 - Casa Verde

01415-000 - São Paulo / SP

(11) 2236-4626

(11) 97373-1913

 

E-mail: contato@obichobiotrips.eco.br

Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Trip Advisor Social Icon
  • YouTube ícone social

2019 - Todos os direitos reservados - O Bicho Biotrips Ecoturismo LTDA.