Parque Estadual Ilha do Cardoso (núcleo Marujá)

  O Parque Estadual Ilha do Cardoso (PEIC), é uma Unidade de Conservação (UC) que foi criada em 1962 e está localizada no município de Cananéia, no extremo sul do litoral do Estado de São Paulo. É uma UC de Proteção Integral que abrange uma área de aproximadamente 13.500 hectares onde são encontrados diversos ecossistemas do Bioma da Mata Atlântica, proporcionando uma extraordinária diversidade biológica. Em razão da extensão geográfica, o PEIC é dividido em dois núcleos administrativos (Núcleos Perequê e Marujá).

 

  Essa UC possui diversos ecossistemas costeiros do Bioma da Mata Atlântica. O parque é banhado a leste pelo Oceano Atlântico, a oeste pelo Canal de Ararapira, a norte pela Baía de Trapandé e a sul pela Barra de Ararapira.

 

  Além das belezas naturais, o parque também abriga um patrimônio histórico-cultural excepcional, formado por sambaquis, ruínas e comunidades tradicionais (caiçara e indígena). Existem seis comunidades tradicionais caiçaras inseridas no Parque. Com forte influência da cultural indígena, desenvolveram uma extraordinária interação com o meio ambiente natural. São formadas em sua maioria por pescadores que atualmente têm o turismo de base comunitária como uma das principais fontes de renda. Dessa forma, conseguem manter os seus costumes e tradições.

 

  O Parque integra o complexo estuarino-lagunar, que se estende pelo litoral entre Peruíbe/SP e Paranaguá/PR e é considerado um dos maiores berçários de espécies marinhas do Atlântico Sul.

 

  Além das riquezas naturais, o parque também abriga um patrimônio histórico-cultural excepcional, formado por sambaquis, ruínas e comunidades tradicionais. Existem seis comunidades caiçaras dentro da área do parque, formadas em sua maioria por pescadores.

 

  O Núcleo Marujá é o mais afastado dessa maravilhosa UC, o local é uma comunidade tradicional caiçara, onde temos a oportunidade de observar o modo de vida, tradições e costumes dos moradores, isso reflete na música de fandango, na culinária, no artesanato e na pesca artesanal.

 

​Disciplinas abordadas: Antropologia, Artes, Biologia, Ecologia, Geografia, Geologia, História e Sociologia.

Nível: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.

Entre em contato com a nossa equipe para que possamos enviar o projeto detalhado (clique aqui).

Complexo Estuarino Lagunar
Complexo Estuarino Lagunar

O Complexo Estuarino Lagunar possui um significativo conjunto de atributos ambientais e culturais, constituído de importante cobertura vegetal, tais como os manguezais e restingas. Caracteriza-se como uma das regiões mais preservadas do litoral brasileiro. Em 1993, a região foi reconhecida como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. No ano de 1999, recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, conferido pela UNESCO.

Praia do Marujá e Praia da Laje
Praia do Marujá e Praia da Laje

Começaremos a caminhada pela Restinga até a Praia do Marujá, onde iremos até o costão rochoso, iniciando a travessia para a praia da Laje pela mata de encosta.

Trilha da Cachoeira Grande
Trilha da Cachoeira Grande

A trilha é realizada em meio à mata de encosta e o acesso é feito somente através de barcos. O principal atrativo é a Cachoeira Grande com seus 11 metros de queda e poço para banho.

Trilha do Manguezal
Trilha do Manguezal

Chamado de berçário dos oceanos, o manguezal é um ambiente muito especial, onde ocorre o encontro das águas doce dos rios e salgada do mar, está sujeito ao regime das marés, sendo dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam outros componentes vegetais e animais.