Parque Estadual Ilha do Cardoso (núcleo Marujá)

  O Parque Estadual Ilha do Cardoso (PEIC), é uma Unidade de Conservação (UC) que foi criada em 1962 e está localizada no município de Cananéia, no extremo sul do litoral do Estado de São Paulo. É uma UC de Proteção Integral que abrange uma área de aproximadamente 13.500 hectares onde são encontrados diversos ecossistemas do Bioma da Mata Atlântica, proporcionando uma extraordinária diversidade biológica. Em razão da extensão geográfica, o PEIC é dividido em dois núcleos administrativos (Núcleos Perequê e Marujá).

 

  Essa UC possui diversos ecossistemas costeiros do Bioma da Mata Atlântica. O parque é banhado a leste pelo Oceano Atlântico, a oeste pelo Canal de Ararapira, a norte pela Baía de Trapandé e a sul pela Barra de Ararapira.

 

  Além das belezas naturais, o parque também abriga um patrimônio histórico-cultural excepcional, formado por sambaquis, ruínas e comunidades tradicionais (caiçara e indígena). Existem seis comunidades tradicionais caiçaras inseridas no Parque. Com forte influência da cultural indígena, desenvolveram uma extraordinária interação com o meio ambiente natural. São formadas em sua maioria por pescadores que atualmente têm o turismo de base comunitária como uma das principais fontes de renda. Dessa forma, conseguem manter os seus costumes e tradições.

 

  O Parque integra o complexo estuarino-lagunar, que se estende pelo litoral entre Peruíbe/SP e Paranaguá/PR e é considerado um dos maiores berçários de espécies marinhas do Atlântico Sul.

 

  Além das riquezas naturais, o parque também abriga um patrimônio histórico-cultural excepcional, formado por sambaquis, ruínas e comunidades tradicionais. Existem seis comunidades caiçaras dentro da área do parque, formadas em sua maioria por pescadores.

 

  O Núcleo Marujá é o mais afastado dessa maravilhosa UC, o local é uma comunidade tradicional caiçara, onde temos a oportunidade de observar o modo de vida, tradições e costumes dos moradores, isso reflete na música de fandango, na culinária, no artesanato e na pesca artesanal.

 

​Disciplinas abordadas: Antropologia, Artes, Biologia, Ecologia, Geografia, Geologia, História e Sociologia.

Nível: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.

Entre em contato com a nossa equipe para que possamos enviar o projeto detalhado (clique aqui).

O Bicho Biotrips Estudo do Meio e Educação Ambiental

 

Rua Dom Bento Pickel, 465 - Casa Verde

01415-000 - São Paulo / SP

(11) 2236-4626

(11) 97373-1913

 

E-mail: contato@obichobiotrips.eco.br

Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Trip Advisor Social Icon
  • YouTube ícone social

2019 - Todos os direitos reservados - O Bicho Biotrips Ecoturismo LTDA.