Parque Estadual Nascentes do Tietê, Barragem de Ponte Nova e Casarão Senzala

  O Parque Estadual Nascentes do Tietê (PENT) foi criado em 1988, com o intuito de proteger as nascentes de um dos rios mais importantes do nosso estado, o Rio Tietê. As Nascentes do Rio Tietê surgem entre rochas que ladeiam um pequeno lago. A água brota em diferentes pontos e o lago é povoado por pequenos peixes, os guarus. Local tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) em 1990, rio que nasce no reverso da Serra do Mar e corre contra o mar, cortando todo o Estado de São Paulo. Conhecido como Rio dos Bandeirantes, ele foi e é muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado e País. Embora sua nascente localiza-se na Serra do Mar, a apenas 22 km do oceano, ele corre para o Interior por mais 1.100 quilômetros, até desaguar no rio Paraná, em Itapura, após banhar 62 municípios paulistas.

  A Barragem de Ponte Nova é um dos reservatórios de água do Sistema Produtor do Alto Tietê – SPAAT, a barragem integra um conjunto de reservatórios projetados no Alto Tietê, que se destinam a obter o máximo aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis, com vistas, especificamente ao abastecimento d’água, controle de enchentes e controle de poluição. Também conheceremos o Radar Meteorológico.

O Casarão Senzala é um antigo casarão construído em taipa de pilão e pau a pique do século XVIII, que serviu por muito tempo como ponto de repouso para os comerciantes que vinham da Capital e Vale do Paraíba, eles utilizavam esse caminho conhecido como Rota do Sal para se dirigirem ao litoral. Esse local serviu como ponto para o comércio clandestino de escravizados, também fazendo parte da Estrada Dória. Hoje a verdade é resgatada e a Rota, outrora clandestina, passa a ter grande importância cultural para a região.

 

Disciplinas abordadas: Antropologia, Artes, Biologia, Ecologia, Geografia, Geologia, História e Sociologia.

Nível: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.

Entre em contato com a nossa equipe para que possamos enviar o projeto detalhado (clique aqui).

O Bicho Biotrips Estudo do Meio e Educação Ambiental

 

Rua Dom Bento Pickel, 465 - Casa Verde

01415-000 - São Paulo / SP

(11) 2236-4626

(11) 97373-1913

 

E-mail: contato@obichobiotrips.eco.br

Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Trip Advisor Social Icon
  • YouTube ícone social

2019 - Todos os direitos reservados - O Bicho Biotrips Ecoturismo LTDA.