

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA
O Bicho Biotrips atua com o compromisso de promover um turismo ético, justo e verdadeiramente transformador. Por isso, temos como um de nossos pilares o Turismo de Base Comunitária (TBC). Uma forma de visitação organizada e gerida em parceria com as Comunidades Tradicionais, muitas delas inseridas ou no entorno de Unidades de Conservação.
Mais do que promover o desenvolvimento econômico local, o TBC valoriza os territórios, modos de vida, saberes ancestrais e a cultura de cada comunidade, colocando seus moradores no centro das decisões. O protagonismo comunitário está presente em todas as etapas das vivências, do planejamento, execução e monitoramento das atividades, garantindo que parte significativa dos benefícios permaneça na própria comunidade.
Esse modelo de turismo contribui para o fortalecimento da identidade local, a manutenção das tradições e a reivindicação dos direitos territoriais, além de promover uma conexão profunda entre os visitantes e moradores. A vivência proporciona a troca de saberes, o reconhecimento das histórias de luta, resistência e a inspiração para novos olhares sobre o mundo.
As comunidades relatam sua própria história, apresentam suas práticas e relações com o meio ambiente, revelando outras formas de viver, produzindo e se relacionando com a natureza. Ao nos receber, criam experiências autênticas, onde o contato humano é verdadeiro e a aprendizagem é recíproca, distantes da lógica padronizada do turismo de massa.
O Turismo de Base Comunitária promove uma gestão participativa e autônoma por parte das comunidades, que se organizam internamente e se articulam para desenvolver e conduzir as atividades turísticas com autonomia e consciência crítica.
Quem escolhe esse tipo de vivência encontra um território vivo, rico em cultura, biodiversidade e saberes. É uma oportunidade de se desconectar dos roteiros tradicionais e se reconectar com a terra, com o coletivo e com outras formas de existência.
É O Bicho, atividades com propósito.