


.png)

ESTUDO DO MEIO
Imagine uma metodologia pedagógica que transcende os muros da escola. Nela, as equações da física se revelam no voo de uma ave ou na correnteza de um rio. A biologia é observada na fauna e flora das Unidades de Conservação. A geografia se apresenta na topografia durante a caminhada, e a história ganha vida nas narrativas das Comunidades Tradicionais. O Estudo do Meio materializa essa convicção que nos move desde o início.
Transformar essa convicção em prática foi o que nos levou, desde 2010, a desenvolver um método que proporciona vivências educativas ao ar livre. O Estudo do Meio entrelaça nossos pilares: ganha vida na Educação Ambiental, ao transformar teoria em consciência; aprofunda-se no Turismo de Base Comunitária, honrando os saberes locais; e inspira-se na Permacultura, observando sistemas regenerativos. Assim, o estudante não apenas memoriza, mas compreende a aplicação e a relevância do que aprende, transformando a aprendizagem em uma prática de encontro e descoberta.


Essa prática de encontro e descoberta ganha vida em territórios especiais, sendo um convite para que escolas e educadores levem a teoria para onde o aprendizado se torna significativo e memorável. É um processo de diálogo com a realidade, onde cada passo em uma Unidade de Conservação e cada conversa em uma Comunidade Tradicional se tornam páginas de um livro vivo. Ali, o saber não é entregue, mas construído, e cada estudante desenvolve sua própria consciência sobre si, o outro e o ambiente. É a práxis em ação, pavimentando o caminho para um modo de estar no mundo mais conectado e responsável.
Os Roteiros Pedagógicos são personalizados e desenhados em coautoria com a equipe pedagógica, em uma escuta atenta às necessidades, à identidade e ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Essa personalização nos permite alinhar cada vivência de forma significativa às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), transformando as diretrizes em uma descoberta que faz sentido para cada Instituição de Ensino e seus estudantes.


Assim, essa descoberta não culmina em um destino, mas inaugura um novo ponto de partida. Cada vivência é desenvolvida para ser profundamente transformadora, materializando nossa missão de construir pontes entre mundos e despertar uma consciência que reconheça a dignidade de cada ser e a potência do coletivo. Aqui, honrando nossos valores e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o aprender deixa de ser um evento e se torna um modo de estar no mundo. É um convite à reflexão e à ação que, em consonância do nosso compromisso com um futuro regenerativo, que inspira cada participante a se tornar um agente de cuidado e transformação em seu próprio território.



Para que cada vivência seja segura, potente e genuinamente transformadora, contamos com uma equipe de profissionais de diversas áreas que atuam como mediadores sensíveis, preparados para acompanhar não apenas os estudantes, mas também os educadores em sua própria jornada de redescoberta. Nossa premissa fundamental, alinhada ao Turismo de Base Comunitária, é o protagonismo de quem vive e guarda o território. Privilegiamos e celebramos a parceria com monitores ambientais, guias, cozinheiras, barqueiros, artesãos e os mestres contadores de "causos". São eles, os guardiões da "sabedoria da terra", que conferem originalidade a cada roteiro e garantem que a troca seja sempre justa, respeitosa e profunda. Esse envolvimento é a materialização do nosso compromisso com uma economia regenerativa e com a valorização dos saberes ancestrais.
Acreditamos que educar é construir pontes para um futuro que cuida. Se a sua escola também sente esse chamado, nós os convidamos a construir essa travessia conosco. Vamos juntos sair da sala de aula e mergulhar no que o mundo tem a ensinar.

.png)


