


.png)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Educação como prática da liberdade é a essência de qualquer processo educativo que se comprometa com a transformação genuína do ser humano e do mundo. E quando falamos de Educação Ambiental, estamos falando de algo ainda mais profundo: educação que desperta a consciência de que não somos donos da natureza, somos parte dela.
Durante séculos, nossa espécie se comportou na convicção de que o mundo estava ali para ser explorado e dominado. Essa visão antropocêntrica nos colocou no centro de tudo, como se fôssemos separados e superiores a todas as formas de vida que habitam o planeta. Esquecemos que nossas vidas dependem inteiramente dos ecossistemas que habitamos, das florestas que auxiliam o equilíbrio climático, dos solos que proporcionam o alimento e das águas que sustentam todos os seres vivos. A Educação Ambiental é o processo educativo que nos reintegra à teia da vida. Não é uma disciplina isolada em uma sala de aula, mas uma dimensão que permeia todas as áreas do conhecimento, todas as práticas educativas, toda forma de estar no mundo.


Para nós, a Educação Ambiental não é um tema isolado e fragmentado. Ela é a base na qual se constroem o Estudo do Meio, o Turismo de Base Comunitária, a valorização das Comunidades Tradicionais, o respeito às Unidades de Conservação e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Quando levamos os estudantes às Vivências educativas ao ar livre, para conhecer um determinado ecossistema, para conversar com os guardiões ancestrais de um território, para trabalhar com as mãos na terra como na Permacultura, estamos praticando a Educação Ambiental. Quando aprendemos sobre Meliponicultura e a importância das Abelhas Nativas sem ferrão para a regeneração dos biomas, estamos praticando Educação Ambiental. Cada vivência, cada encontro genuíno é um ato dessa pedagogia libertadora que desperta a consciência crítica sobre a realidade ambiental.


Durante milhares de anos, os seres humanos viveram em equilíbrio com o ambiente. As Comunidades Tradicionais desenvolveram sistemas de relacionamento com a terra que perduram até hoje, comprovando que é possível viver de forma regenerativa. Mas nos últimos três séculos, provocamos mudanças no meio ambiente por meio de nossas ações: industrialização, urbanização desenfreada, desmatamento em larga escala, poluição atmosférica e aquecimento global. Tudo isso são consequências de uma visão que colocou o lucro acima da vida.
Foi diante dessa urgência que, em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, a comunidade internacional reconheceu que a Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação. Mas não como mais uma disciplina para encher currículos. Deve ser transdisciplinar, processual, participativo e crítico, presente em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis de ensino.



Quando desenvolvemos nossos Roteiros Pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), colocamos a Educação Ambiental como o fio condutor que transcende todas as aprendizagens. Isso muda fundamentalmente o papel da escola. Deixa de ser um espaço isolado onde se transmite informação e torna-se um espaço de vivência transformadora.
Para as Instituições de Ensino, significa criar experiências onde estudantes e educadores descobrem que conhecer o território é conhecer a si mesmos, que dialogar com as Comunidades Tradicionais é acessar séculos de sabedoria, que práticas regenerativas como a Permacultura e a Meliponicultura mostram que somos capazes de cuidar, de reparar, de criar, que nossas ações locais impactam o mundo inteiro.
A Educação Ambiental nos convida à ação responsável e regenerativa. É o estudante que, após uma Vivência educativa ao ar livre de Estudo do Meio em uma Unidade de Conservação, volta para sua escola compreendendo profundamente por que precisamos proteger essas áreas. É o professor que amplia sua própria consciência e retorna como multiplicador dessa transformação.

O CONVITE
Se você é educador, coordenador pedagógico ou gestor em uma Instituição de Ensino, reflita: seus estudantes compreendem que são parte integrante dos ecossistemas que habitam? Vivenciam que outro mundo é possível porque já existe?
A Educação Ambiental é a base sobre a qual toda educação significativa se constrói. Por isso, estamos aqui para co-criar essa transformação junto com você por meio de Roteiros Pedagógicos alinhados à BNCC e ao Projeto Político Pedagógico (PPP) de sua escola, de Vivências de Estudo do Meio em Territórios Tradicionais e Unidades de Conservação, de encontros genuínos com as Comunidades Tradicionais e de práticas regenerativas como Permacultura e Meliponicultura.



Porque Educação Ambiental é, fundamentalmente, educação para a liberdade de escolher um futuro diferente. Um futuro onde o ser humano não se vê acima da natureza, mas como parte dela, responsável, consciente e regenerativo. Essa jornada começa com um passo. Com uma conversa. Com a disposição de levar a sala de aula para o coração vivo da natureza.
Você está pronto para essa transformação?

.png)


