Unidades de Conservação (UC's)

    Unidades de Conservação (UC’s) é um termo utilizado no Brasil para definir as áreas instituídas e administradas pelo Poder Público (municipal, estadual ou federal) com intuito de proteger a fauna, flora, microrganismos, corpos d'água, solo, clima, paisagens e todos os processos ecológicos pertinentes aos ecossistemas naturais encontrados em território nacional.

    Protegem também o patrimônio histórico, cultural, as práticas do modo de vida e o cotidiano das Comunidades Tradicionais inseridas ou no entorno dessas áreas, permitindo o uso sustentável dos recursos naturais. As UC's são divididas em dois grupos: Proteção Integral e Uso Sustentável.

    Entre as UC’s de Proteção Integral, encontramos as seguintes categorias de manejo: Estação Ecológica, Monumento Natural, Parque Estadual, Parque Nacional, Refúgio da Vida Silvestre e Reserva Biológica.

    Já entre as UC’s de Uso Sustentável, estão presentes as seguintes categorias: Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Estadual, Floresta Nacional, Reserva de Desenvolvimento Sustentável, Reserva de Fauna, Reserva Extrativista e Reserva Particular do Patrimônio Natural.

 

    Geralmente, ao se apresentar um histórico acerca das UC’s, inicia-se com a criação do Parque Nacional de Yellowstone em 1872, nos Estados Unidos, ainda que iniciativas semelhantes já tenham se dado em outros lugares do mundo, como por exemplo na Europa (Idade Média), onde foram criadas as Reservas de Caça da Realeza. Foi, entretanto, da evolução do conceito de Parque Nacional na forma instituída em Yellowstone, que surgiram os sistemas de UC's reproduzidos mundialmente.

    A primeira Unidade de Conservação criada no Brasil foi o Parque Nacional de Itatiaia em 1937, mas a primeira proposta registrada de criação de Parques Nacionais no nosso país até que foi bastante precoce. Em 1876, o engenheiro e abolicionista André Rebouças (1838-1898) revelou ótima intuição, ao sugerir que fossem criados Parques Nacionais em dois locais: um na Ilha do Bananal (Rio Araguaia) e outro em Sete Quedas (Rio Paraná). Anos depois, foram de fato criados Parques Nacionais nesses dois locais. O Parque Nacional do Araguaia, criado em 1959, e o Parque Nacional de Sete Quedas, criado em 1961, embora este último tenha sido destruído em 1980, para dar lugar ao lago da barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

O Bicho Biotrips Estudo do Meio e Educação Ambiental

 

Rua Dom Bento Pickel, 465 - Casa Verde

01415-000 - São Paulo / SP

(11) 2236-4626

(11) 97373-1913

 

E-mail: contato@obichobiotrips.eco.br

Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Trip Advisor Social Icon
  • YouTube ícone social

2019 - Todos os direitos reservados - O Bicho Biotrips Ecoturismo LTDA.