11 97373-1913

Floresta Nacional de Ipanema

A Floresta Nacional (FLONA) de Ipanema tem aproximadamente 5.069 hectares e foi criada em 1992. É uma Unidade de Conservação Federal gerida pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Localizada a 120 km da cidade de São Paulo, a FLONA abrange parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, sua criação inseriu-se no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92. A missão da FLONA de Ipanema é proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do Bioma da Mata Atlântica, especialmente o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados, seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal, o uso público e ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.

A Unidade de Conservação possui uma rica biodiversidade, com 354 espécies de aves, 27 espécies de répteis, 38 espécies de anfíbios, 37 espécies de peixes e 75 espécies de mamíferos, com destaques para o Lobo-guará, a Jaguatirica, Lontra, Cachorro-do-mato, Irara, Tamanduá-bandeira, Urubu-rei, Águia-cinzenta, Águia-pescadora, Pavó, Tucano-toco, Sapo-ferreiro, Urutu-cruzeiro, Cascavel, Lagarto-teiú entre outros. A heterogeneidade ambiental da FLONA de Ipanema ganha maior importância por se situar numa área de transição entre dois Biomas, o Cerrado e a Mata Atlântica.

A FLONA de Ipanema também guarda testemunhos da história, com sítios arqueológicos anteriores à chegada dos invasores europeus, que estão protegidos pela floresta densa do Morro Araçoiaba, uma formação geológica, de origem vulcânica, com grande diversidade mineral, sendo a magnetita o minério predominante e utilizado para a fabricação de ferro na Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, criada por D. João VI, em 1810, mas conhecida desde o século XVI, quando a expedição do Bandeirante Afonso Sardinha e seu filho resultou na construção de duas forjas, em 1589, reconhecidas pela Associação Mundial de Produtores de Aço como a primeira tentativa de fabricação de ferro no continente americano.

Antropologia, Arqueologia, Biologia, Ecologia, Geografia, Geologia, História e Sociologia.

DISCIPLINAS ABORDADAS: 

Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.

NÍVEL: