Parque Estadual Carlos Botelho
O Parque Estadual Carlos Botelho (PECB) é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral criada em setembro de 1.982. O PECB é abrigo de diversas espécies de plantas e animais ameaçados de extinção como a Jacutinga, Onça-pintada, Anta e a Palmeira-juçara. Além disso, é o habitat da maior população de Muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), considerado o maior primata não humano do continente americano. Por esse motivo, ele é o símbolo dessa belíssima Unidade de Conservação.
O PECB foi criado para assegurar a integral proteção à flora, fauna e belezas naturais, bem como garantir sua utilização a objetivos educacionais, recreativos e científicos. Seus mais de 38 mil hectares estão distribuídos pelos municípios de Capão Bonito, São Miguel Arcanjo e Sete Barras. O Parque é um dos mais importantes refúgios da vida selvagem da região sudeste do Estado de São Paulo, sendo um dos mais significativos corredores ecológicos que conecta os mais importantes remanescentes do Bioma da Mata Atlântica do Brasil.
Essa UC contribui na proteção de duas bacias hidrográficas, a do Alto Paranapanema e Vale do Ribeira. Situado na Serra de Paranapiacaba, compõe o Mosaico do Paranapiacaba, um dos maiores contínuos de Mata Atlântica do mundo. A unidade também é reconhecida como “Sítio do Patrimônio Mundial Natural”, pela UNESCO. Vale destacar a estrada parque inserida no PECB, que possui a função de conectar o Paranapanema com o Vale do Ribeira.
Já imaginou realizar uma atividade pedagógica com os seus alunos no Parque Estadual Carlos Botelho?
Biologia, Geografia, Geologia e História.
DISCIPLINAS ABORDADAS:
Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.
NÍVEL: