top of page

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR)

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), criado em 1958, é uma das Unidades de Conservação (UC’s) mais antigas do Estado de São Paulo. Possui 35.772 hectares e abrange os municípios de Iporanga e Apiaí. O Parque tem sua área coberta pela densa e exuberante vegetação do bioma da Mata Atlântica e integra a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera. Considerado como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, pois reúne uma das áreas de Mata Atlântica mais preservada do Brasil.

O PETAR faz parte do Mosaico de UC’s do Contínuo Ecológico de Paranapiacaba, composto ainda pelo Parque Estadual Intervales, Parque Estadual Carlos Botelho, Parque Estadual Nascentes do Paranapanema, Estação Ecológica Xitué, Área de Proteção Ambiental dos Quilombos do Médio Ribeira e Área de Proteção Ambiental Estadual da Serra do Mar.

Devido ao alto nível de preservação da região, o PETAR abriga espécies da Mata Atlântica típico de matas primárias (vegetação com alto grau de preservação, quase sem intervenção humana, com árvores entre 25 e 30 metros de altura), como Canela, Cedro e Palmeira-juçara. Esta última, considerada espécie-chave na cadeia alimentar do bioma, sofre ameaça de extinção devido à extração e comercialização ilegal.

Resultante ainda da continuidade ecológica, o PETAR apresenta espécies de animais de amplo território, como a Onça-pintada e o Mono-carvoeiro.

O PETAR é um dos conglomerados de cavidades naturais subterrâneos mais ricos do Brasil, com cerca de 2.000 cavernas, sendo 300 catalogadas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). A formação das cavernas na região ocorre a partir das águas pluviais saturadas de ácido carbônico, provenientes dos solos ricos e férteis da mata preservada, que penetram nas fissuras rochosas e desgastam o calcário presente no solo da região, abrindo dutos e galerias, e assim originando as cavidades naturais, as cavernas calcárias.

Já imaginou realizar uma atividade pedagógica com os seus alunos em uma das Unidades de Conservação mais fascinante do Estado de São Paulo, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO?

Antropologia, Biologia, Geografia, Geologia, História e Sociologia.

DISCIPLINAS ABORDADAS: 

Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.

NÍVEL:

bottom of page