Quilombo Ivaporunduva e Parque Estadual Caverna do Diabo
O Quilombo Ivaporunduva está localizado no município de Eldorado/SP, às margens do Rio Ribeira de Iguape. Conheceremos a história da formação do quilombo, a luta, conquistas e resistência. Alguns registros citam a origem de Ivaporunduva no final do século XVII. Um deles fala de uma antiga proprietária de terras e escravos, dona Maria Joana, que teria adoecido e morrido enquanto se tratava no exterior. Sendo viúva e não tendo herdeiros, as terras ficaram para os escravos que ali viviam. Esse fato teria estimulado também a vinda de escravos fugidos, que resistiram à captura dos capitães do mato.
O Parque Estadual Caverna do Diabo é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada em 2008 e integra o Mosaico de Unidades de Conservação (UCs) do Jacupiranga, juntamente a outras 13 UCs. Possui mais de 40.000 hectares e abrange os municípios de Barra do Turvo, Cajati, Eldorado e Iporanga. O principal atrativo é a Caverna do Diabo, com mais de 6.000 metros de extensão, mas apenas 600 metros são abertos à visitação.
A Caverna do Diabo ou Gruta da Tapagem já era conhecida e utilizada pelos indígenas e quilombolas há séculos. Atualmente, a caverna possui um sistema de iluminação único no país. De forma equilibrada, o sistema de iluminação permite uma atividade com maior segurança e monitoramento dos impactos ambientais.
Estamos totalmente envolvidos com a valorização do trabalho e manutenção da cultura, tradições e os costumes das Comunidades Tradicionais inseridas ou no entorno das UC's que visitamos. Por isso, em todas as atividades que desenvolvemos, trabalhamos em conjunto com as pessoas que ali vivem. A inclusão da comunidade local é uma das premissas das práticas do Turismo de Base Comunitária.
Antropologia, Biologia, Geografia, Geologia, História e Sociologia.
DISCIPLINAS ABORDADAS:
Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.
NÍVEL: