


.png)
Guarulhos/SP
Parque Estadual Cantareira (núcleo Cabuçu)
Embarque: 13/12/2025, sábado às 07h00
Desembarque: 13/12/2025, sábado às 17h00
Memorial da América Latina (Portão 2 - Rua Tagipuru, nº 500)
Link https://maps.app.goo.gl/yHDik4UToge1a2py6
VALORES
R$ 250,00
Parcelado em até 12x no cartão de crédito (com juros)
DETALHES DO PACOTE
- Transporte com seguro (o tipo de veículo irá depender da quantidade de participantes, Van até 17 participantes, Micro-Ônibus entre 18 e 30 participantes, e Ônibus a partir de 31 participantes);
- Alimentação (lanche de trilha);
- Atividades (Centro de Visitantes, Trilha do Tapiti, Trilha da Jaguatirica, Trilha da Cachoeira, Trilha do Sagui, Mirante da Represa do Cabuçu e Barragem do Cabuçu);
- Ingressos do Parque Estadual Cantareira (núcleo Cabuçu);
- Seguro viagem (Porto Seguro);
- Biólogo acompanhando todas as atividades.
DESCRIÇÃO
No dia 13 de dezembro, nossa jornada de aprendizado nos levará ao coração pulsante da Mata Atlântica em plena metrópole: o Parque Estadual Cantareira (núcleo Cabuçu), território sagrado de vida e saberes que nos aguarda para um diálogo profundo, um lugar onde cada elemento tem uma história para compartilhar.
Antes de adentrarmos ao Parque Estadual Cantareira, é preciso sentir a dimensão do lugar que nos acolherá. Criada em 1962, esta Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral é um refúgio para a biodiversidade, estendendo-se por quase 8 mil hectares, dividida em quatro núcleos (Pedra Grande, Águas Claras, Engordador e Cabuçu), inserida nos municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. O núcleo Cabuçu está localizado no município de Guarulhos e possui 2.619,4 hectares, representando aproximadamente 1/3 da área total da UC.
O nome Cantareira foi dado pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos séculos XVI e XVII, devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região. Era costume, na época, armazenar água em jarros de barro, os cântaros, e o apoio usado para guardá-los, era chamado de Cantareira.
Reconhecida como parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo pela UNESCO, a Cantareira não é apenas um parque, mas um dos maiores e mais importantes fragmentos de floresta tropical nativa em área urbana do mundo. Ela é a guardiã das águas e da memória ancestral da Terra.
PROGRAMAÇÃO
Dia 13/12 (SÁBADO)
(07h00) Embarque - O embarque rumo a Guarulhos, será em frente ao portão 2 do Memorial da América Latina, Rua Tagipuru.
Centro de Visitantes - Teremos a oportunidade de observar a maquete da UC e conhecer o histórico do Parque Estadual Cantareira e do núcleo Cabuçu. O local conta com sementes de diversas espécies de árvores nativas, amostras de crânios e animais taxidermizados, que é uma técnica de preservação da forma, da pele e do tamanho dos animais para manter a aparência que os mesmos tinham em vida.
Trilha do Tapiti - Localizada ao lado do Centro de Visitantes, a Trilha do Tapiti é indicada para todas as idades e ao longo do trajeto iremos observar espécies de árvores como o Tapiá, Araucária, Cabuçu e Cambuci.
Extensão: 250 metros I Nível de dificuldade: Baixo
Trilha da Jaguatirica - A Trilha da Jaguatirica apresenta grande diversidade de árvores nativas como o Guatambu-amarelo, Cedro-rosa, Embaúba, Pau-jacaré, entre outras. Durante a caminhada iremos observar o contraste entre a vegetação nativa e exótica, plantas que foram introduzidas há vários anos na área, como Bambus e Pinus.
Extensão: 1,0 km I Nível de dificuldade: Médio
Trilha da Cachoeira - A Trilha da Cachoeira é a maior do núcleo Cabuçu, com relevo acidentado e elevado grau de conservação ambiental. A trilha adentra a floresta em meio à rica biodiversidade da Mata Atlântica, possibilitando observar espécies de fauna e flora nativa, cursos d’água e, ao final do percurso, banhar-se nas águas de uma belíssima cachoeira.
Extensão: 5,2 km I Nível de dificuldade: Alto
Trilha do Sagui - Na Trilha do Sagui, além da vegetação exuberante, iremos conhecer o antigo forno que era utilizado para produção de carvão vegetal e um dos cursos d’água que abastece a represa do Cabuçu.
Extensão: 730 metros I Nível de dificuldade: Baixo
Mirante da Represa do Cabuçu - O Mirante da Represa do Cabuçu possibilita uma vista panorâmica e privilegiada da represa.
Extensão: 1,0 km I Nível de dificuldade: Baixo
Barragem do Cabuçu - A Barragem do Cabuçu, considerada a primeira grande obra de concreto armado do Brasil, funcionando por mais de 60 anos em conjunto com as represas da Barrocada e Engordador, formando o antigo Sistema Cantareira. As obras para sua construção se iniciaram em 1905 e foram concluídas em 1907, com cimento vindo de navio da Inglaterra em tonéis de madeira, transportados em carros de boi e lombos de burros até o Cabuçu. Atualmente a Barragem do Cabuçu, retomando a sua antiga missão, abastece cerca de 150 mil habitantes dos bairros situados no entorno do núcleo Cabuçu.
(17h00) Desembarque - O desembarque será em frente ao portão 2 do Memorial da América Latina, Rua Tagipuru.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
É indispensável e obrigatório para o embarque:
Viagens Nacionais:
- Registro Geral (RG) Original;
- ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Original;
- ou Passaporte Original (para estrangeiros que não possuem RNE).
No caso de crianças menores que 16 anos, é obrigatório dentro do Brasil:
- Levar um dos documentos acima ou Certidão de Nascimento Original;
- Autorização preenchida pelos responsáveis e reconhecida em cartório (no caso dos pais os responsáveis não estarem presentes).
Importante: Por se tratar de uma Lei Federal e estar fora do nosso controle, o viajante que não portar nenhum destes documentos estará impossibilitado de continuar na viagem.
INFORMAÇÕES
11 2256-0515
11 97373-1913 (WhatsApp)
caue@obichobiotrips.eco.br
contato@obichobiotrips.eco.br
www.obichobiotrips.eco.br
www.facebook.com/obichobiotrips
www.instagram.com/obichobiotrips

.png)














